terça-feira, 22 de dezembro de 2009

SACOS DE CIMENTO OBRA SÓLIDA!


Ninguém já subscreve, aquela palavra com que alguns gostavam de apoucar os Fuzileiros, (os sacos de cimento) por ciúme? Por inveja? Talvez por deformação! E se isso aconteceu, foi porque os Fuzileiros durante alguns anos só foram colocados à prova na guerra colonial local, de onde a grande maioria das outras especialidades estava arredada.

Cumprimos as missões que nos foram confiadas, sem deixar mal a Marinha. Depois da guerra, paulatinamente os Fuzos foram conquistando a admiração e outro tipo de respeito dos outros filhos da escola porque mais de perto foram conhecendo as suas capacidades. Foram entrando em cursos com os outros, não sacos de cimento, e muitos deles com todo o seu gabarito, ficaram na sua retaguarda nas classificações. Existem vários casos conhecidos de algumas dessas bofetadas sem mão, mas ainda bem porque se fosse com ela, e fechada, dariam um enorme trambolhão o que algumas ocasiões, era bem merecido.

Isto, para dizer que o exemplo de alguns blogues, são tambem prova de que os Fuzileiros são homens de grande capacidade tal como o são, os camaradas de outras especialidades. Dizer também, de que, conheço cinco Comandantes de avião, mas há mais, que foram Marinheiros Fuzileiros uns, e Oficiais Fuzos outros. Conheço também, dois Médicos, mas há mais, que foram Praças da Armada da classe de Fuzileiro, muitos outros há que por ai vão estando no anonimato, que alcançaram lugares, e conhecimentos de craveira, sendo mesmo figuras públicas, como seja o caso de autarca, deputado, ministro, ou ter um alto cargo na Policia Judiciária. Exemplos é coisa que não falta oriundos da classe de Fuzileiro, temos mesmo homens que depois de terem recebido uma instrução de elite são hoje Padres, até aquela figura que muita gente não esquece, quando na ponte sobre o Tejo muito serenamente arrastou para o chão, os cinco ou seis GNRs que a ele se agarraram e porque não estava a fazer qualquer mal, reagiu como um grande Fuzileiro que foi, é, e será sempre. O que também faz a diferença, é que são para sempre! Não esquecer os Fuzos que concorreram a mergulhadores, e que tal! Não deram bem conta das tarefas? E os homens oriundos dos (sacos de cimento) que são das várias forças de segurança, com provas dadas, sendo mesmo requisitados, porque será? Nos bombeiros ou Policia Marítima também se distinguem! A Marinha orgulha-se dos seus Fuzileiros, e terá razões de sobra para isso, coisa que não sobrará tanto, de alguns outros.

Nunca no tempo em que estive no activo, alguém teve a ousadia de me tratar pelo dito, porque certamente, as contas seriam ajustadas no momento para lhe servir de emenda.
Mas tudo isso, se diz agora, serem crispações, deformações e até ingratidões do passado. Mas do passado é também, a proeza de um camarada fuzo que com outras dezenas de candidatos de toadas as origens do meio Militar, desde o posto de Sargento para cima, Coronéis, Doutores, e Engenheiros, eram num curso, em que vários crânios se candidatavam a um primeiro lugar na área de explosivos matéria que estava em causa. Mas como os Fuzileiros nunca deixaram seus créditos por mãos alheias, foi o Sargento FZE, de nome António Milheiro Varandas o homem, a honrar mais uma vez a Marinha, ficou em primeiro lugar.
Omiti os nomes dos outros Camaradas, deste não, porque sei que não se importará.
Temos vários camaradas de armas na legião estrangeira, será porque é fácil? Não certamente, porque porque diz o escrito na UMD, SE FOSSE FÁCIL ESTARIAM CÁ OUTROS

O que seria normal era ter-se respeito por aqueles, que mais arriscam a vida e mais morrem.
Na Marinha, quem são?
Mário Manso

Sem comentários: