sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

MALEDICÊNCIA APENAS!..

Por falta de oportunidade, não me tem sido possível contrapor à ideia fixa de um camarada que se intitula um Fuzileiro dos quatro costados. Sem querer desestabilizar a nossa amizade, de quase meio século, não quero no entanto, deixar de manifestar o quanto estou em desacordo, quanto às ferroadas, com que vai tentando denegrir a missão da nossa, mas também dele, Associação de Fuzileiros.

Existe um sentimento muito generalizado com o qual me congratulo, que é, a de que a Associação é de todos os Fuzileiros, o que mostra bem o espírito de corpo que existe entre a maioria de nós. Sendo certo que a prática corrente, é a de que as instituições associativas são dos seus sócios, na nossa o sentimento é de facto mais abrangente. E uma das provas mais recente que dá ênfase ao que acabei de dizer, foi o facto, de ter falecido um camarada que terá feito pelo menos duas comissões na guerra do ultramar,e para que tivesse, um funeral com o mínimo de dignidade, teve que o valor pago á funerária sido assumido pela Associação,(da qual se fez sócio em tempos, mas sem nunca ter pago as quotas) porque ninguém se apresentou com disponibilidade para o efeito. (vivia abandonado na ilha da culatra) Julgamos que este caso é paradigmático, e se duvidas houvesse, dá sustentabilidade à nossa máxima, de que, os Fuzileiros nunca deixaram um seu camarada para trás. Sinto-me pois muito honrado, pela atitude assumida pelo camarada que com ele fez uma das comissões, depois de saber do seu estado de saúde, o foi ver ao hospital, e deu conhecimento ao Presidente da nossa Associação das dificuldades entretanto conhecidas, fruto também do seu empenho. Foi assim, que de posse do problema, e por não haver quem o resolvesse, que a Associação de Fuzileiros em inextremo, resolveu o problema, substituindo assim o estado a quem competia ter solução para esta situação calamitosa, e vergonhosa, a para tantas outras, envolvendo ex combatentes a quem a guerra destruiu os alicerces psicológicos, para poder enfrentar, e lutar por uma vida com um mínimo de dignidade. É triste que continuadamente pouco ou nada faça pelos que necessitam, muitos dos quais sem abrigo.
Servirá este facto, para dizer ao camarada maldizente, de quem não menciono o nome, porque tal como eu, que sou o Esquelas, ele tem um nome de guerra do qual sou o padrinho, o qual descrito, facilmente se iria detectar este meu amigo mordaz, e ao mesmo tempo semi-inimigo, porque vou militando na Associação, à qual concorreu em tempos, mas por não ter sido a lista mais votada, terá mandado às urtigas os objectivos a que se propunha. Portanto, dizer-lhe que independentemente de lhe assistir o direito, de achar menos gratas, a presença nos corpos sociais da Associação de Fuzileiros de determinadas pessoas,é importante perceber que ela (Instituição) está acima de tudo isso, e delas não tem culpa.

O que seria de Portugal, se todos os que não votaram o Presidente da República ou o Primeiro Ministro, abandonassem o País?

Então aqui vão estas palavras, já bolorentas mas infelizmente, actuais.

O BOATO O BOATINHO E A BOATIÇE
É SEMPRE UMA GRANDE CHATICE
PORQUE IMPREGNADO DE MALDADE
SÓ FALA DE MEIA VERDADE
DE RESTO É SEMPRE ALDRABICE
SÃO ESTES ESFORÇOS PERDIDOS
QUE NÃO PASSAM DA INTENÇÃO
SÃO EMBUSTES MAL GERIDOS
MAS QUE GRANDE CONFUSÃO
NÃO SENDO O MELHOR CAMINHO
É UMA PÉSSIMA SOLUÇÃO
FOGE DESSA ESTRADA CAMARADA
OUTROS TRILHOS ESTÃO MAIS À MÃO
NEM QUE SEJA UMA PICADA
PODE ESTAR MENOS MINADA
NÃO TE ASSISTE QUALQUER RAZÃO
SAI-ME DESSA EMBOSCADA
VAMOS LÁ! NÃO SEJAS REFILÃO
COM ESSA VEIA AMARGURADA
NÃO CONTRIBUIS PRÁ SOLUÇÃO
ESSA AUTO ESTRADA SATURADA
SÓ NOS TRAZ MAIS POLUIÇÃO
AMBIENTAL E SONORA
FANFARRONICE NÃO LEVA A NADA
TU, BOATO, MANDA-O EMBORA
NÃO LHE PASSES CARTÃO CAMARADA
E TUDO TEM UMA HORA
PARA UMA ACÇÃO DETERMINADA
ATÉ A VIDA QUE SE CHORA.
QUANDO ESTAVAS ACTIVO NA ARMADA

MÁRIO MANSO, TEU AMIGO PARA SEMPRE

Sem comentários: